Este site usa cookies, ao estar a navegar no site consente o seu uso. Saiba mais sobre cookies.close

Cortiça e turismo

Cortiça e turismo

A cortiça está cada vez mais na agenda dos estrangeiros que visitam Portugal. 


Nos últimos tempos são vários os pedidos que chegam à Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) de agências de viagens e até mesmo de pessoas individuais e que pedem para visitar empresas e o montado de sobro.
Este facto demonstra que o reconhecimento deste produto nos mercados internacionais está a aumentar e que a cortiça já faz parte do roteiro do nosso país.

Registe-se que a Apcor, desde 2000, tem vindo a promover visitas a Portugal convidando jornalistas, enólogos, wine educators, líderes de opinião e retalhistas de todo o mundo a conhecer a fileira da cortiça. Estas personalidades experienciam durante vários dias todos os aspectos inerentes à produção de uma rolha de cortiça ou de um produto da área dos materiais de construção e decoração. O programa pretende ser intensivo e educacional – criando um momento de contacto de alto prestígio, gerador de conhecimento e de informação de qualidade, provocando impressões positivas -, apresentando o ciclo completo da cortiça, desde a produção à transformação. O itinerário envolve sempre uma visita à floresta de sobro e uma visualização e acompanhamento de uma operação de descortiçamento, quando realizada durante a época de extração, e que conta, normalmente, com o apoio das associações florestais locais, e uma visita guiada a pelo menos uma fábrica de cortiça – associada da Apcor -, com elevado input de modernidade e controlo de qualidade. Espera-se como resultado destas visitas a publicação de artigos de opinião em jornais e revistas, a veiculação de mensagens positivas sobre o sector da cortiça nas apresentações e conversas com outros líderes de opinião e, ainda, um maior equilíbrio no debate internacional sobre a temática da cortiça.

De certo modo os mais de 700 geradores de opinião que visitaram o sector foram passando a mensagem percepcionada o que levou a que, nos dias de hoje, sejam também os turistas, os estudantes de áreas diversas a procurar o sector para conhecer o que de melhor Portugal tem para oferecer. É percepção da Apcor que esta acção tem tendência para aumentar nos próximos tempos, daí que a associação está a tentar desenvolver alguns projectos que possam responder positivamente a estas solicitações. Do mesmo modo, e no âmbito do novo projecto de comunicação que irá iniciar, trazer líderes de opinião a visitar Portugal continuará a estar na linha da frente da estratégia sectorial e será uma das metas a atingir.

De referir, ainda, que estas visitas ultrapassam o mundo da cortiça e permitem, também, um contacto com outras áreas de relevo para Portugal, como por exemplo o turismo, a gastronomia, a área vinícola e a própria cultura nacional. É objectivo da Apcor levar os visitantes a conhecer outras áreas de relevo, numa estratégia de promoção cruzada com outros sectores permitindo, assim, a valorização e promoção da economia e cultura nacional.

Fonte: Diário Económico, publicado em 15 de março de 2016

Henri & Filhos, SA

© 2020
Rua Cruz de Malta, 100
4524-907 Rio Meão
Portugal
+ 351 227 444 398